A Importância da Atividade Física para Motociclistas

Professor da academia 7

Graças ao crescente progresso, a vida contemporânea passou a ter aliados em nossas tarefas diárias. Não andamos – dirigimos. Não subimos escadas – vamos de elevador. Não levantamos para trocar de canal – usamos o controle remoto.
A vida moderna nos trouxe, além de todas estas facilidades: Estresse – Doenças Cardiovasculares – Sedentarismo – Alimentação inadequada e uma péssima qualidade de vida.
A atividade física orientada em academia é a solução para trazer qualidade de vida para todas as pessoas.
Falando especificamente dos motociclistas, aqueles que não fazem uma atividade, podem sofrer ainda mais, pois, no seu dia-a-dia, enfrentam um desgaste físico muito grande.
Com a falta de preparo, os motociclistas estão sujeitos a problemas de coluna, dores e tensões musculares, podendo até a falta de força e cansaço serem responsáveis por acidentes. Sem falar no estresse diário ocasionado por andar de moto.

Após uma avaliação física e feito um período de condicionamento geral, fazendo um trabalho combinando atividade aeróbia, de resistência e/ou hipertrofia muscular, flexibilidade, alongamento exercícios de compensação e correção postural, sempre objetivando o seu melhor desempenho em cima das duas rodas.Eu como professor da academia CTE 7 acredito mediante trabalhos científicos que o preparo físico é fundamental para quem anda de motocicleta, seja esta atividade feita por lazer, em competições ou como meio de locomoção para o trabalho, o motociclista deve ter a uma musculatura fortalecida e uma boa flexibilidade.
A atividade física regular, e orientada em academia, faz bem não só para corpo, mas para a mente, fazendo com que as pessoas vivam mais e com melhores condiçõessob os seguintes aspectos:
– Coração mais forte: diminuindo o risco de cardiopatias, aumentando a capacidade aeróbica e o condicionamento cardiovascular.
– Ossos mais fortes: diminuindo o risco de osteoporose e doenças degenerativas.
– Músculos mais fortes: aumentando a resistência, força e/ou hipertrofia muscular.
– Mais disposição: quem faz atividade física sente-se mais disposto e com menos cansaço.
– Melhora a auto-estima: mente sã e corpo são.
– Mais força de vontade: o estímulo de exercitar-se e superar-se faz com que as pessoas não desistam tão facilmente das coisas.
– Vida mais saudável: exercícios físicos, boa postura, alimentação adequada e a mente tranqüila fazem a vida ter mais qualidade.
– Melhora da postura: o fortalecimento dos músculos eretores da coluna, do abdômen, bem como o aumento da flexibilidade e a consciência corporal, fazem o indivíduo ter uma boa postura.
– Diminuição de dores generalizadas e do Stress – Aumento de bom humor – Sono mais tranqüilo – Melhora do condicionamento físico geral.Conclusões:A melhora no desempenho físico geral proporciona menores incidências de lesões e dores localizadas provocadas por inúmeros fatores dentre eles a postura do motociclista, exercícios de fortalecimento dos músculos para-vertebrais, ísquio-tibiais, abdômen, íliopsoas, quadríceps, adutores e abdutores de coxa, aumentam o equilíbrio muscular na região lombar, um bom fortalecimento dos músculos bíceps e tríceps em conjunto com peitorais e dorsais melhoram o desempenho postural da região do tronco proporcionando uma melhora da performance de forma global dos motociclistas devido ao aumento de força de forma progressiva e linear, fatores esses que no começo da sessão de treinamento são principalmente desenvolvidos devido a adaptação neuromuscular e posteriormente os aumentos de força são devidos a coordenação intra e intermuscular e aumento na síntese de proteínas contrateis que desenvolverão maior força muscular.Por :Rimes NovaesFisiologista e Personal TrainerCentro de treinamento e esportes (CTE7)

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: